Neste momento de reabertura de estabelecimentos como restaurantes, por exemplo, novas regras terão de ser adotadas para auxiliar a população a se prevenir da transmissão da Covid-19. Essas regras são necessárias devido ao fato de que há um grande número de pessoas infectadas e que simplesmente não apresentam qualquer sintoma (assintomáticas), mas que podem ser de fato agentes de transmissão da doença.
Para facilitar a vida de todos, vale ter em mente essas regrinhas de nova etiqueta social, enquanto não é desenvolvida uma vacina para a doença.
1- Ao chegar ao estabelecimento, higienize as mãos com álcool em gel ou, caso haja disponibilidade, utilize um lavatório com água e sabão para higienizá-las.
2- Não estranhe se um funcionário apontar um termômetro para sua cabeça. Ninguém está roubando suas informações ou gerando-lhe qualquer dano; isso são fake news. Caso sua temperatura esteja acima da recomendada pela vigilância sanitária, deixe o local e busque atendimento médico. Para evitar resultado falso positivo de febre, abrigue-se na sombra por alguns momentos antes de entrar em um restaurante.
3- O uso de máscara será obrigatório enquanto estiver no restaurante, exceto quando estiver sentado e se alimentando. Sempre que sair da mesa, seja para ir ao caixa ou se deslocar no ambiente, use a máscara. É obrigatório.
4- Para se alimentar, retire a máscara utilizada e armazene em um saco plástico ou em outro container de sua posse. O restaurante não tem responsabilidade de fornecer esse tipo de material. Após se alimentar, use uma nova máscara conforme orientação da OMS.
5- Em lojas estilo fast food ou fast casual, descarte seu lixo e deposite a bandeja no local sinalizado.
Para mais esclarecimentos, consulte os Protocolos Sanitários para Bares, Restaurantes e similares emitido pelo Governo do Estado de São Paulo em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/07/protocolo-setorial-bares-restaurantes-e-similares-v3.pdf